quinta-feira, 2 de abril de 2009

Como surgiu o jornalismo econômico na TV

Do rádio ao telejornalismo

Durante a ditadura de 1964, o jornalismo econômico passou a ocupar espaço na Tv, mas o telejornal era vigiado pelos militares. Dessa forma, o telejornal só podia exibir matérias de jornalismo econômico de serviço.

Contudo, as pessoas que trabalhavam na TV não queriam colocar um jornalista que falasse muitos termos específicos de economia para apresentar um telejornal sobre o tema, se isso acontecesse o público não iria entender o que as informações que jornal queria passar.

Para apresentar a parte de jornalismo econômico teria que ser um pessoa que tivesse linguagem popular e fosse falar de economia com termos simples. E para conseguir isso, a TV Gazeta, por exemplo, convidou um ex-comentarista de futebol para falar de economia na TV. E isso deu certo e passou a ser copiado por outras emissoras de TV.

A partir disso, a economia aparecia na TV de uma forma muito didática e com uma linguagem muito simples, bem diferente de hoje porque o espaço televisivo destinado a economia aborda todo tipo de assunto econômico sem preocupação excessiva com o didatismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário