quinta-feira, 23 de abril de 2009

Palavras complicadas no jornalismo econômico

Efeito Manada

Nos anos 70, o mercado financeiro do Brasil cresceu e empréstimos externos e a presença do FMI no Brasil fizeram com que novas expressões surgissem e fossem sendo incorporados os jargões na nossa economia.

Então o noticiário de economia ficou cheio dessas expressões e nenhum jornalista teve a preocupação de dizer o que elas significam para as outras pessoas que não entendiam de economia.

Over night- expressão muito comum nos períodos de hiperinflação. Over é passar e night é noite. Então over night é quando existe uma desvalorização diária da moeda.

Roll on roll off- expressão comum na economia voltada para a indústria naval. Roll on roll off é um tipo de embarcação com esteira rolante e especializada em transporte de veículos.

Off shore- off é fora e shore é margem. Off shore significa uma empresa fora do país.

Efeito manada- é quando os investidores estão nervosos, sem saber o direcionamento que o mercado vai tomar e se as ações vão ser mais vendidas ou não. Todos ficam histéricos e o movimento das ações cai porque todo mundo faz a mesma coisa, ao mesmo tempo, sem saber por quê. É um movimento irracional do investidor.

Discolor- é, por exemplo, quando a bolsa de Nova Iorque está operando em baixa e os investidores tiraram mais dinheiro de lá e todo mundo ficou apreensivo, enquanto em São Paulo a bolsa de valores não seguiu a mesma tendência que a de Nova Iorque e fechou em alta. Então, a bolsa de valores de São Paulo discolou da de Nova Iorque.

Investiment grade- significa grau de investimento. É uma recomendação de investimento. Nesse caso, a recomendação é o país e quem recomenda são as agências de risco.

2 comentários:

  1. Parabéns!!Seu blog está bem informativo e atualizado. Vamos continuar postando...

    ResponderExcluir
  2. Como sempre brilhante!Sua ideia de falar da não preocupação dos jornalista em informar a população sobre economia e bem relevante para os tempos de crise. Muito bem

    ResponderExcluir