terça-feira, 31 de março de 2009

história do jornalismo econômico

Jornalismo econômico

Nos anos 20, havia uma coluna diária no jornal O Estado de S. Paulo, a “Magnos Problemas Econômicos”. Nos anos 30, havia uma coluna com comentários sobre o mercado de café no O Jornal. E a partir de século XX, as páginas de economia passaram a trazer informações sobre cotações de abertura e fechamento dos mercados e isso vem sendo feito até os dias de hoje.

Durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, havia a censura da imprensa e alguns jornais foram fechados. O Estado de S. Paulo, por exemplo, foi fechado por 5 anos e depois que reabriu, contratou profissionais da Europa para comentarem sobre economia para fazer com que as pessoas entendessem o momento pelo qual o país estava passando. E trazer profissionais de fora já era um passo para a evolução do jornalismo econômico no Brasil.

Na época da ditadura militar de 1964, muitos jornais tentaram resistir à censura, mas acabaram sendo fechados, pois o governo cortou as verbas publicitárias. Muitas matérias e cadernos de economia foram proibidos de serem distribuídos. Mas por causa da censura, a parte de economia dos jornais passou a escrever sobre o aumento do preço de alimentos e, de qualquer forma, isso já era uma evolução, pois o jornalismo econômico passou a oferecer informações úteis às donas de casa que iriam comprar aqueles alimentos.

Somente depois dessa onda de censura o setor do jornalismo econômico passou a atrair os melhores e mais bem pagos jornalistas econômicos. E essa foi a época em que surgiu realmente a especialização de jornalista econômico, porque os jornalistas dessa área tinham que apurar informações específicas de economia e tinham que realmente entender sobre o setor econômico.

Um comentário:

  1. Muito bom. Seu blog já contém bastante postagens. Parabéns!!Vamos continuar postando...

    ResponderExcluir