segunda-feira, 23 de março de 2009

Função do jornalista econômico

Leitor com dúvida

Na maioria das vezes, quem torna o jornalismo econômico um tanto chato é o próprio jornalista econômico e não o leitor. Isso acontece porque inúmeras vezes porque o jornalista só transcreve o que ele ouviu de suas fontes e não procura nem traduzir para o leitor. Dessa forma, os leitores acabam sem entender o economês.

O que o jornalista econômico tem que fazer é ter preparo e bom senso para interpretar o que ouviu e escrever essa interpretação no jornal.

O leitor nunca fica com um dicionário do lado para consultar toda vez que não entender uma expressão ou palavra complicada. Se ele não entende a notícia, ele simplesmente se afasta dela e não procura entender.

Muitos jornalistas preferem não ter que explicar as notícias econômicas. Esse desinteresse por esse tipo de notícia cresce tanto por parte dos jornalistas, quanto por parte da população que já adquiriu aversão a notícias de economia. Forma-se, então, um ciclo: o jornalista não explica porque acha que notícia econômica é chata e ninguém se interessa e todos ficam desinformados.

O texto do jornalismo econômico deve ser tão simples quanto um texto de jornalismo cultural que narra uma parte da vida de uma celebridade. Assim, a função do jornalista econômico é fazer com que o leitor veja o jornalismo econômico como um aliado para enfrentar o cotidiano.

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