segunda-feira, 30 de março de 2009

Dia-a-dia do jornalista econômico

Dia-a-dia do jornalista econômico

Apesar de nem sempre ser viável seguir a pauta, é essencial que ela exista para que haja um planejamento e uma ordem a ser cumprida. A pauta é muito burocratizada e apesar da exclusividade de assuntos ser um fator importante para o prestígio do jornal, o pauteiro se anima quando a agenda é cheia. Uma matéria singular atrai atenção dos leitores.

O sucesso da pauta depende mais do repórter do que do pauteiro, pois será ele que irá lidar com as fontes e investigações sobre a matéria. Por esse motivo, o jornalista econômico precisa entender tudo sobre economia e saber tratar o assunto escutado pelas fontes.

A evolução da carreira do repórter de jornalismo econômico depende muito da relação entre o jornalista e a fonte. Isso porque tem que existir confiança entre os dois e muita competência por parte do repórter de jornalismo econômico.

Para cumprir o horário, o repórter precisa ter um tempo para concluir a apuração e outro para redigir o texto. Mesmo com pouco tempo, a investigação e apuração são sempre muito importante e exigem um trabalho árduo do jornalista.

Para fazer com que a matéria saia perfeita, o repórter precisa ajudar o editor, recorrer a fotos e matérias antigas que ajudem no aspecto do texto e que facilitem a compreensão do leitor. Caso isso não ocorra, a matéria não terá nada de epecial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário