terça-feira, 24 de março de 2009

Desafios do jornalista econômico

jornalista em conflito

Se procurar se interessar por notícias econômicas é uma tarefa difícil, produzir então é quase um sacrifício, isso porque o jornalista precisa criar, ter muita imaginação e sede de conhecimento.

No jornalismo econômico existem rituais que não devem ser quebrados, do contrário a qualidade e competência dessa área jornalística será posta em dúvida e o objetivo principal não será alcançado.

É possível criar uma matéria a nível econômico sobre os camelôs, por exemplo. Basta se perguntar por que muitas vezes preferimos comprar mercadorias nesses locais de procedência duvidosa a ter que nos submeter aos preços de algumas lojas. É claro que uma investigação a fundo seria perigosa, mas mesmo assim seria uma notícia de caráter econômico sobre os comércios informais.

O perigo de descobrir a procedência de CD’s piratas e publicar uma notícia dessas num jornal poderia por em risco a vida de vários jornalistas ligados a essa matéria.

O desafio que o jornalista econômico tem que enfrentar é fazer simples acontecimentos do dia-a-dia se transformarem em notícias de economia úteis ao público. O desafio é tornar uma notícia complexa em notícia leve que possa ser entendido por todos os tipos de público. O desafio é fazer com que as pessoas se interessem por economia.

3 comentários:

  1. É isso mesmo! Parabéns... Agora vamos postar notícias do dia a dia do Jornalismo Econômico.
    Vamos em frente!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Interessante seu blog sobre jornalismo econômico. Só quero deixar uma dica, este texto tem muito do livro do Basile, você escreve bem e consegue se comunicar com exatidão. Por isso, tente escrevr sobre algum fato, evento ou discutir medidas econômicas uando seu conhecimento sobre economia e jornalismo economico. Valeu
    Alex Arcanjoleto
    blog: precodapacoca.blogspot.com, dê uma olhada vamos trocar uns e-mails.

    ResponderExcluir