quinta-feira, 14 de maio de 2009

Colunismo de pequenas notas

Jornalista

Muitas vezes a fonte necessita do colunista econômico para publicar informações de seu interesse pessoal. E o colunista precisa da fonte porque é ela que vai dar a informação nova. Entretanto essa relação deve ser de forma muito profissional. A fonte não pode ditar suas regras para o jornalista e tentar conduzir a matéria de acordo com seus interesses. O jornalista não pode deixar se influenciar pela fonte por questão de ética profissional.

É muito importante que o colunismo econômico não se limite em mostrar informações só de fofoca só porque a fonte divulgou informações muito superficiais. O jornalista econômico tem que saber o que a fonte lhe passou e tentar interpretar e apurar da melhor forma possível para oferecer uma matéria útil para o leitor.

As notas de economia podem publicar furos. Entretanto, se o furo for muito relevante, ele terá que receber melhor tratamento e terá que ser explicado em detalhes para os leitores. É interessante que a coluna de jornalismo econômico não se limite apenas a informar um fato novo. Ela deve analisar esse fato e esclarecer o público de como esse fato irá afetar sua vida. Dessa forma um jornalismo mais funcional poderá ser disponibilizado ao publico que não entende muito de economia.

É muito comum que muitas vezes o jornalista só procure apurar as informações que lhe foram passadas pela fonte e não vai buscar uma nova informação, um furo. É sempre importante trazer novas noticias para manter o público bem informado e atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário