segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mercado feminino no jornalismo econômico

Fabiana Scaranzi

Nos anos 60, as editorias de economia tinham mais homens que mulheres. Mas nos anos 80 isso foi mudando e as mulheres conquistaram mais espaço. Elas começaram a ocupar até mesmo a chefia nas redações de jornalismo econômico.

Essa mudança ocorreu porque os homens começaram a se afastar das redações para criar suas próprias empresas de assessoria de imprensa. Alguns tiveram sucesso e outros não. Os que não tiveram sucesso não conseguiram voltar para as redações. Pois o espaço já estava tomado por mulheres e eles já não queriam mais ficar em redações.

No início dos anos 90, as mulheres já dominavam a área de jornalismo econômico. Hoje a proporção de mulheres no jornalismo econômico é de 70% de mulheres para apenas 30% de homens.

Assim como no jornalismo econômico a predominância é feminina, no jornalismo esportivo a predominância é masculina. Na redação de jornalismo econômico a presença feminina é de apenas 10%. Acho que isso permite um certo equilíbrio.

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